Matemática na educação infantil e Fundamental

R$ 35,00

O curso de Matemática na Educação Infantil e Fundamental visa capacitar educadores a ensinarem matemática de forma eficaz e prazerosa para crianças, desde a creche até os anos iniciais do Ensino Fundamental.

Na Educação Infantil (0 a 5 anos):

  • O foco é desenvolver o pensamento lógico-matemático de forma lúdica, explorando conceitos como:
    • Números e quantidades: contagem, comparação, agrupamentos.
    • Formas geométricas: reconhecimento, classificação, exploração.
    • Espaço e tempo: noções de localização, direção, duração.
    • Medidas: comparação de tamanhos, pesos, capacidades.
  • As atividades devem ser práticas e significativas para as crianças, utilizando jogos, brincadeiras, materiais concretos e situações do dia a dia.

No Ensino Fundamental (1º ao 5º ano):

  • O objetivo é consolidar os conhecimentos matemáticos básicos e preparar os alunos para os desafios dos anos seguintes.
  • Os principais temas abordados são:
    • Números e operações: sistema de numeração decimal, operações (adição, subtração, multiplicação e divisão), propriedades, resolução de problemas.
    • Geometria: formas geométricas planas e espaciais, seus atributos, relações, representações.
    • Grandezas e medidas: comprimento, massa, tempo, temperatura, área, volume, sistemas de medidas.
    • Estatística e probabilidade: coleta, organização, representação de dados, noções de probabilidade.
  • É importante utilizar diferentes metodologias de ensino, como:
    • Resolução de problemas: situações desafiadoras que exigem a aplicação de conhecimentos matemáticos.
    • Projetos: atividades que envolvem pesquisa, coleta de dados, análise e apresentação de resultados.
    • Jogos e brincadeiras: atividades lúdicas que estimulam o aprendizado da matemática.
    • Materiais concretos: objetos que podem ser manipulados para facilitar a compreensão dos conceitos matemáticos.
    • Tecnologias digitais: recursos que podem enriquecer o ensino da matemática.

O curso de Matemática na Educação Infantil e Fundamental deve:

  • Apresentar as diferentes abordagens para o ensino da matemática, como a resolução de problemas, a modelagem matemática e a etnomatemática.
  • Discutir as diferentes formas de avaliar o aprendizado dos alunos em matemática, como provas, trabalhos, observação e portfólios.
  • Refletir sobre a importância da matemática na vida cotidiana e na formação dos cidadãos.

Público-alvo:

  • Educadores infantis (creche e pré-escola).
  • Professores do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).
  • Estudantes de Pedagogia e outras licenciaturas.
  • Demais interessados em aprender mais sobre matemática e seu ensino para crianças.
Categoria:

Descrição

O curso de Matemática na Educação Infantil e Fundamental visa capacitar educadores a ensinarem matemática de forma eficaz e prazerosa para crianças, desde a creche até os anos iniciais do Ensino Fundamental.

Na Educação Infantil (0 a 5 anos):

  • O foco é desenvolver o pensamento lógico-matemático de forma lúdica, explorando conceitos como:
    • Números e quantidades: contagem, comparação, agrupamentos.
    • Formas geométricas: reconhecimento, classificação, exploração.
    • Espaço e tempo: noções de localização, direção, duração.
    • Medidas: comparação de tamanhos, pesos, capacidades.
  • As atividades devem ser práticas e significativas para as crianças, utilizando jogos, brincadeiras, materiais concretos e situações do dia a dia.

No Ensino Fundamental (1º ao 5º ano):

  • O objetivo é consolidar os conhecimentos matemáticos básicos e preparar os alunos para os desafios dos anos seguintes.
  • Os principais temas abordados são:
    • Números e operações: sistema de numeração decimal, operações (adição, subtração, multiplicação e divisão), propriedades, resolução de problemas.
    • Geometria: formas geométricas planas e espaciais, seus atributos, relações, representações.
    • Grandezas e medidas: comprimento, massa, tempo, temperatura, área, volume, sistemas de medidas.
    • Estatística e probabilidade: coleta, organização, representação de dados, noções de probabilidade.
  • É importante utilizar diferentes metodologias de ensino, como:
    • Resolução de problemas: situações desafiadoras que exigem a aplicação de conhecimentos matemáticos.
    • Projetos: atividades que envolvem pesquisa, coleta de dados, análise e apresentação de resultados.
    • Jogos e brincadeiras: atividades lúdicas que estimulam o aprendizado da matemática.
    • Materiais concretos: objetos que podem ser manipulados para facilitar a compreensão dos conceitos matemáticos.
    • Tecnologias digitais: recursos que podem enriquecer o ensino da matemática.

O curso de Matemática na Educação Infantil e Fundamental deve:

  • Apresentar as diferentes abordagens para o ensino da matemática, como a resolução de problemas, a modelagem matemática e a etnomatemática.
  • Discutir as diferentes formas de avaliar o aprendizado dos alunos em matemática, como provas, trabalhos, observação e portfólios.
  • Refletir sobre a importância da matemática na vida cotidiana e na formação dos cidadãos.

Público-alvo:

  • Educadores infantis (creche e pré-escola).
  • Professores do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).
  • Estudantes de Pedagogia e outras licenciaturas.
  • Demais interessados em aprender mais sobre matemática e seu ensino para crianças.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Matemática na educação infantil e Fundamental”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *